10.2.08

History repeats itself



A história da música é pródiga em exemplos de bandas injustamente ignoradas e esquecidas. Os suíços Double, sejamos justos, são apenas esquecidos, já que na sua época - início dos anos 1980 -, era difícil ignorá-los. Muita gente se lembrará de uma música - "Captain of her heart" -, que foi a um mesmo tempo a glória e a desgraça do duo. Viviam-se tempos em que os singles reinavam, nas rádios e nas televisões, com o nascimento em série de vídeos. Os Double não tiveram outro sucesso à altura de "Captain of her heart", e a história guarda-os como uma, mais uma, "one hit band". Talvez.
Mas a verdade é que a produção de grandes músicas começou antes e durou até depois de"Captain of her heart".
Também à semelhança de muitas outras bandas, os Double arriscaram estar à frente do seu tempo, o que normalmente é sinónimo de dissabores comerciais. Seja como for, nunca é tarde para os ouvir. Gabo-lhes ainda o fascínio que tinham pelo sudeste asiático, que pode ser descodificado em diversas alusões, de títulos a visuais, passando, obviamente, pela sonoridade.
Ficam aqui os três primeiros vídeos realizados para as três primeiras músicas que publicaram, em 1983, no single "Naningo". Enjoy.





1 comment:

pe said...

se me pedissem p'ra fazer um "top 10" das minhas "músicas de sempre" (por favor, não me peçam uma empreitada dessas!), o "captain of the heart" seria uma delas.

saudações